Quer virar um mestre na arte das vendas? Então confira algumas dicas e comece a colocá-las em prática já:
1. Saiba se vender
Entenda que, antes de comprar qualquer produto, o cliente precisa sentir empatia pelo vendedor. Ou seja, é preciso que você também se “venda” bem. Por isso, tome cuidado com o que fala, a forma como conversa, e a maneira como se posiciona e apresenta os produtos. Lembre-se: a aparência também conta muito nesse mundo.
1. Saiba se vender
Entenda que, antes de comprar qualquer produto, o cliente precisa sentir empatia pelo vendedor. Ou seja, é preciso que você também se “venda” bem. Por isso, tome cuidado com o que fala, a forma como conversa, e a maneira como se posiciona e apresenta os produtos. Lembre-se: a aparência também conta muito nesse mundo.
2. Aprenda a ouvir
Faça perguntas ao cliente para entender perfeitamente o que ele almeja. Segundo pesquisas, em apenas 40% dos casos o consumidor sabe exatamente o que quer comprar.
E saiba ouvir o que ele fala para ser mais preciso na indicação. Lembre-se que os vendedores que falam demais tendem a cansar e a irritar quem está do outro lado.
E saiba ouvir o que ele fala para ser mais preciso na indicação. Lembre-se que os vendedores que falam demais tendem a cansar e a irritar quem está do outro lado.
3. Passe confiança
Há uma máxima do mundo dos negócios que diz que, se você não chega cinco minutos antes a um compromisso de trabalho, já está atrasado. E você deve levar isso para o seu dia a dia.
A pontualidade é o primeiro passo para causar boa impressão no cliente. Ele entende como um recado de que você se importa com ele, e isso o ajuda a conquistar sua confiança.
Há uma máxima do mundo dos negócios que diz que, se você não chega cinco minutos antes a um compromisso de trabalho, já está atrasado. E você deve levar isso para o seu dia a dia.
A pontualidade é o primeiro passo para causar boa impressão no cliente. Ele entende como um recado de que você se importa com ele, e isso o ajuda a conquistar sua confiança.
4. Estabeleça vínculos
Sua venda deve ser uma parceira com o cliente. Por isso, é preciso que você goste de lidar com o outro. E criar um vínculo é uma forma de identificação com a pessoa que procura por seus serviços.
Isso também facilita futuras vendas, já que um bom atendimento é fundamental para que ele volte a procurá-lo e o indique a outras pessoas.
Algumas estratégias podem ajudar nessa tarefa. Faça um cadastro das pessoas que atende e envie uma mensagem de agradecimento pela visita; pergunte se o produto atingiu as expectativas; felicite-o em seu aniversário e mande recados em datas comemorativas para que você e sua empresa sejam sempre lembrados.
Isso também facilita futuras vendas, já que um bom atendimento é fundamental para que ele volte a procurá-lo e o indique a outras pessoas.
Algumas estratégias podem ajudar nessa tarefa. Faça um cadastro das pessoas que atende e envie uma mensagem de agradecimento pela visita; pergunte se o produto atingiu as expectativas; felicite-o em seu aniversário e mande recados em datas comemorativas para que você e sua empresa sejam sempre lembrados.
5. Aposte no atendimento personalizado
Além de guardar os dados básicos de seus clientes, como nome, telefone e endereço, procure registrar suas preferências. Isso mostra, mais uma vez, a importância que ele tem para o seu estabelecimento.
Outro benefício: sabendo as preferências dos clientes mais fiéis, você pode fazer compras mais acertadas com os fornecedores, aumentando as chances de venda.
Além de guardar os dados básicos de seus clientes, como nome, telefone e endereço, procure registrar suas preferências. Isso mostra, mais uma vez, a importância que ele tem para o seu estabelecimento.
Outro benefício: sabendo as preferências dos clientes mais fiéis, você pode fazer compras mais acertadas com os fornecedores, aumentando as chances de venda.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado
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